Unidade Jaguaré 2017-09-12T19:03:05+00:00

Atuação

Unidade Jaguaré – Atendimentos

Executamos programas de políticas públicas e sociais visando o bem-estar da família e integração do indivíduo na sociedade. Auxiliamos a condição de vida das famílias, propondo ações de integração do indivíduo, trabalhando com questões de exclusão social, avaliando questões sócio-econômicas e sua frequência nas atividades propostas para fortalecerem o vínculo entre família e indivíduo. O encaminhamento para rede pública a fim de obter benefícios concedidos a pessoa deficiente necessita dos seguintes documentos: RG, CPF, Bilhete Único Especial, Benefício de Prestação Continuada, Tutela, Curatela, Atende, entre outros direitos que a pessoa com deficiente possa ter.
Acompanha e realiza intervenções precoces em bebês prematuros e/ou crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com deficiência intelectual ou em risco, permitindo a família conviver melhor com o indivíduo, adaptando-se o mais cedo possível. Pode ser realizada tanto individualmente quanto em grupo, dependendo apenas da orientação familiar
Formamos novas parceiras, tais como Hospitais, UBS e Centros de Atendimento , de acordo com a palestra realizada em 2016.

Acompanhamento de crianças de 1 a 4 anos prematuras ou com diagnósticos de diversas síndromes. Nesta etapa o importante é o acompanhamento e reavaliações da criança, podendo ser mensais, bimestrais ou semestrais, seguindo instruções médicas. A família continua a receber orientação familiar e capacitação para integrar o indivíduo ao ambiente.

Neste momento utilizamos o conhecimento dos profissionais para fortalecer a independência dos indivíduos e suas famílias, são profissionais de áreas diversas para auxiliar, tais como fonoaudiologia e terapia ocupacional. O principal intuito é que as crianças possam levar seu tratamento para seu cotidiano, destacando seu protagonismo e desta forma a inclusão na sociedade. A família continua a ser acompanhada pelo Serviço Social e Psicologia.

O núcleo de apoio a inclusão social tem como principal função a garantia de direitos do indivíduo, equiparação de oportunidades e participação das pessoas com deficiência de acordo com suas necessidades individuais. Apresentando então uma gama de atividades para as crianças e adolescentes como capoeira, habilidades motoras, artes e psicopedagogia, sempre no contraturno escolar e em grupos. São oferecidos almoço e lanches aos pacientes, e seus familiares possuem atividades a realizar no espaço enquanto esperam.

Serviço oferecido a adultos que já estavam em tratamento na Instituição, realizam atividades diárias na Unidade Jaguaré (duas vezes por semana), Aldeia da Esperança (duas vezes por semana) e um passeio externo por semana. Mesmo com a alta procura por este serviço, não temos capacidade de inserir todos os adultos nele, dessa forma encaminhamos para outras instituições que realizam esse serviço para que não deixemos de inserir os adultos no mercado de trabalho, ou deixemos de desenvolver esse indivíduo.

Desenvolvemos cadeirinhas personalizadas de posicionamento de baixo custo para melhor qualidade de vida do indivíduo. As cadeirinhas são feitas de papelão.

Passeios, Palestras e Atividades Familiares:

Realizamos workshops culinários, palestra com defensora pública sobre inclusão escolar, mutirões de esclarecimentos, palestra sobre sexualidade e saúde bucal. Além de cursos de capoeira e dança do ventre para os familiares. Realizamos também atividades de integração como festa junina, festa do dia da criança e festa de encerramento do ano.