Navegação Rápida

Quem somos

Fundado em 1959, o CIAM (Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar) é uma associação beneficente sem fins lucrativos que presta assistência gratuita a bebês, crianças e jovens de 0 a 18 anos com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social e a suas famílias.

Eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2018, a instituição promove a inserção social e profissional de seus assistidos, bem como desenvolve sua confiança, autonomia e inclusão na sociedade. Em 2022, seu corpo técnico multidisciplinar com apoio de voluntários realizou 7.559 atendimentos a 340 famílias.

Missão

Identificar e desenvolver as potencialidades de pessoas com deficiência intelectual, por meio de atendimento multidisciplinar e de oficinas socioeducativas e profissionalizantes, além de apoio às famílias, com vistas à sua autonomia e à sua inclusão.

 

Visão

Ser referência no apoio multidisciplinar ao desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Valores

Inclusão
Justiça social
Ética
Respeito
Perseverança

Fundação do CIAM
1959
Fundação do CIAM
Com o intuito de atender crianças com deficiência intelectual, a articulação envolveu o Conselho de Mães da Federação das Sociedades Israelitas Brasileiras do Estado de São Paulo e uma equipe de especialistas respeitados, como a psicóloga Margarida Windholz e Betti Katzenstein e o médico Stanislau Krynski. A ideia da criação do CIAM teve início a partir de uma necessidade apresentada pelo diretor do Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista (CIP), Henrique Rattner, que procurava um novo formato adequado para um grupo de crianças que vivia no Lar da CIP e necessitava de um outro perfil de atendimento.

O grupo de idealizadores se reuniu na casa da família Fromer e anunciou a fundação da entidade no dia 12 de março. Em um primeiro momento, a fundação recebeu o nome de Centro Israelita de Assistência ao Menor.

A fundação oficial se deu no dia 23 de março, ocasião em que a família Fromer doou um terreno de 2.700 m², localizado no Jaguaré, que se torna desde então, até os dias atuais, a sede do CIAM. Neste início a sede recebeu o nome de Lar Escola Jaguaré - Instituto Harry Fromer, uma homenagem ao pai de Marjan Fromer.
1959
Década de 1960
Início das atividades como escola, lar e clínica
O CIAM foi declarado como Utilidade Pública pela Lei nº 6462, de 31 de outubro de 1961 Em meados da década, o CIAM passou a ser referência, não apenas em São Paulo, sendo apresentado em congressos internacionais, como na XX Reunião Anual da Federação Mundial para Saúde Mental em Lima, Peru (1967).
Década de 1960
Exposição de jovens do CIAM
Década de 1970
Os trabalhos de pintura de alguns alunos participam de exposições nacionais e internacionais
Em 1977, o CIAM participou da exposição de arte da “National Society for Mental Handicapped Children” em Londres e ganhou o primeiro lugar. No Brasil, foi premiado em dois de 20 trabalhos apresentados em uma exposição no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Década de 1970
Década de 1980
Uma fase de crescimento
O CIAM iniciou campanha com o objetivo de arrecadar fundos para o projeto Aldeia da Esperança, um modelo agrícola de moradia assistida para adultos.

Nesta década, a unidade do Jaguaré passou a ampliar sua equipe técnica se aproximando do apoio multidisciplinar.

Em 1986, Anna Abuleac Schvartzman assumiu a presidência da instituição, cargo que ocupou durante 24 anos.
Década de 1980
Aldeia da Esperança
Década de 1990
Pioneirismo e visão de futuro
Em 1991 iniciaram-se as obras da Aldeia da Esperança.

Os primeiros residentes começaram a habitar a comunidade, situada em Franco da Rocha, em dezembro de 1993.

Durante a década, o CIAM destacou-se na mídia com este projeto.

Em 1998, o CIAM recebeu o Prêmio “Direitos Humanos”. Outorgado pelo presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, em reconhecimento à excelência dos serviços oferecidos à comunidade brasileira desde 1959.

Em 1999, Prêmio Bem Eficiente Kanitz Associados como uma das 50 melhores entidades beneficentes e sem fins lucrativos do país.
Década de 1990
Prêmio
Década de 2000
Período marcado por prêmios
O CIAM recebeu novamente nos anos de 2002, 2005 e 2006, o Prêmio Bem Eficiente - Kanitz Associados

Certificado de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001- 2000 do SGS sistema de certificação de qualidade e auditoria de sistemas de qualidade, 2003 e 2005.

Em 2005, para abranger as mais diversas atividades realizadas no CIAM e para cumprir uma nova legislação, a entidade adotou a denominação Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar.
Década de 2000
Colar do Mérito - Assembléia Legislativa
2018
Prêmio 100 Melhores ONGS
O prêmio é considerado um dos mais importantes para o reconhecimento de organizações com excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.

Em 30 de agosto, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em homenagem à comunidade judaica, foi outorgado o colar do mérito legislativo do Estado de São Paulo à Anna Schvartzman por sua luta exemplar em prol das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, seus familiares e sua inclusão social. Trata-se da maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa.

Em 28 de novembro, como reconhecimento à sua liderança à frente do Ciam, a Presidente Honorária da entidade, Anna Schvartzman, é homenageada em jantar de gala pela BrazilFoundation - uma organização internacional criada com o objetivo de mobilizar recursos para instituições que contribuem para a transformação social no Brasil.
2018
2019
Troféu Você e a Paz
Na Categoria de Instituição que realiza - 5º Movimento Você e a Paz em São Paulo

Selo Doar 2019 – com certificação Selo A - Gestão e Transparência Encerramentos das atividade da Aldeia da Esperança

Em agosto, para celebrar seis décadas de existência, o CIAM promoveu o “Simpósio CIAM 60 Anos: A deficiência Intelectual no Brasil – Melhores Práticas”, reunindo diversos especialistas para debater as abordagens mais recentes sobre o tema.
2019
2020
Selo Doar 2020 a 2023
Certificação Selo A - Gestão e Transparência

O mundo vive um momento de pandemia da Covid-19. Reconhecido como um dos mais respeitados centros especializados de ponta no atendimento multidisciplinar às pessoas com deficiência intelectual, o CIAM supera os desafios apresentados e passa a realizar os atendimentos de forma virtual com grande sucesso.
2020
DIRETORIA EXECUTIVA – GESTÃO ELEITA EM 29/11/2022
GESTÃO 1º/1/2023 A 31/12/2025

 

Presidente
Marcelo A. Muriel

Vice-Presidente e
Diretor de Comunicação e Marketing
Eduardo Chvaicer

Diretor Tesoureiro
Alberto Weisser

Diretor Administrativo
Priscilla Seferian Cutrona

Diretor Jurídico
Tania Karina Liberman

Diretor de Patrimônio
George Zausner

Diretores
Marcio Raigorodsky
Patricia Zveibil Kandelman Gelernter

Presidente Honorária (eleita 28-3-2011)
Anna Abuleac Schvartzman

Comitê Técnico:
Carina Eretzky Muriel
Liana Moraes de Almeida Prado
Marcia Mello
Patricia Zveibil Kandelman Gelernter

CONSELHO DELIBERATIVO – ELEITO EM 29-11-2019
GESTÃO 1º/1/2023 A 31/12/2025

 
MESA DO CONSELHO
Presidente: Jacob Jacques Gelman

Vice-presidente: Muriel Matalon

Secretário: Luiz Alberto Maktas Meiches

MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO

Abraham Laredo Sicsu
Ana Kleinman Fix
Andrea Eberhardt Birsztein
Ary Kuflik Benclowicz
Barry Michael Wolfe
Eduardo Lafer
Elisa Wrona Rosenthal Tawil
Flavia Prats Caniato Feffer
Gabriela Gambarini Parczew
Giselle Khalili Boukai Levy
Henrique Skujis
Henry Nossig
Lucia Clara Steinberg Gelman
Luiz Eduardo Gross
Marcos Alberto Lederman
Michel Freller
Samantha Abuleac
Thomas Frank Tichauer

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL

Titulares:
Miguel Ethel Sobrinho
Suzana Mester Rosenblatt
Waldemar Gurman

Suplente:
Fábio Faiwichow

Relatório Anual

Confira aqui os resultados dos nossos programas e ações em prol de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual e suas famílias.

Demonstrativos financeiros

Estatuto 2022