A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) contemplou o CIAM em 1º lugar com o projeto de Capacitação em Tecnologia Assistiva de Baixo Custo: Dispositivos em papelão.
O projeto será realizado durante 1 mês após o repasse do recurso de R$ 49.993,02 e promoverá a qualificação de 150 profissionais da área de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, distribuídos em 15 turmas.
Os profissionais aprenderão a confeccionar a nossa cadeirinha de posicionamento, parapódio e plano inclinado. Os dispositivos serão doados para 75 crianças de 0 a 6 anos com deficiência intelectual ou múltipla. Em São Paulo, os dados da Cartilha do Censo de 2010 apontam que há 810.080 pessoas com deficiência, sendo 16% com deficiência mental ou intelectual.
Em tempos de pandemia, a capacitação será híbrida, sendo 20% online para a parte teórica e 80% presencial para a parte prática com número reduzido de pessoas (10 por turma). Os protocolos de distanciamento social e segurança serão seguidos rigorosamente para o bem-estar e saúde de todos os envolvidos.
A ação aprovada integra a seleção de projetos da “Organização da Sociedade Civil – OSC apta a trabalhar nas ações transversais e intersetoriais que promovam, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência no Município de São Paulo, visando a suainclusão social e cidadania, bem como executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.”
Agradecemos a toda a equipe que trabalha diariamente pela causa do CIAM, ao apoio da SMPED e a Klabin que contribui com a matéria-prima principal dos nossos dispositivos, o papelão.
Sobre a Cadeirinha de Posicionamento:
O CIAM é a única instituição que produz a cadeirinha de forma padronizada para cada criança, conforme sua necessidade.
Sua fabricação sob medida leva em conta o biotipo, a capacidade motora e neurológica de cada criança, que é avaliada por uma equipe técnica do CIAM que receita e produz o dispositivo.