Navegação Rápida

Serviço Social

Executamos programas de políticas públicas e sociais visando o bem-estar da família e integração do indivíduo na sociedade. Auxiliamos a condição de vida das famílias, propondo ações de integração do indivíduo, trabalhando com questões de exclusão social, avaliando questões sócio-econômicas e sua frequência nas atividades propostas para fortalecer o vínculo entre família e indivíduo. O encaminhamento para rede pública a fim de obter benefícios concedidos a pessoa deficiente necessita dos seguintes documentos: RG, CPF, Bilhete Único Especial, Benefício de Prestação Continuada, Tutela, Curatela, Atende, entre outros direitos que a pessoa com deficiente possa ter.

Serviço de Assistência Multifamiliar de Bebês prematuros e/ou crianças com deficiência intelectual de 0 a 3 anos de idade e 11 meses

Acompanha e realiza intervenções precoces em bebês prematuros e/ou crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com deficiência intelectual ou em risco, permitindo à família conviver melhor com o indivíduo, adaptando-se o mais cedo possível. Pode ser realizada tanto individualmente quanto em grupo, dependendo apenas da orientação familiar.

Serviço de Seguimento/ Follow-up de crianças de 1 a 4 anos de idade

Crianças de 1 a 4 anos prematuras ou com diagnóstico de diversas síndromes.

Reavaliações periódicas mensais, bimestrais ou semestrais, de acordo com a demanda necessária. Visa a orientação e capacitação familiar. 

Serviço de Apoio Multiprofissional na Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de crianças de 4 a 6 anos de idade

Nesse trabalho utilizamos técnicos de referência com especialização em fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e multifamiliar com trabalhos em grupo com a participação da família e/ou cuidador responsável, sendo que nesse processo são transferidos os conhecimentos e técnicas para as crianças e famílias. O objetivo é que os participantes possam utilizar esse conhecimento em seus recortes sociais e, principalmente, na escola. A própria vivência de atividades em grupo busca ampliar o repertório, fortificar o protagonismo e dessa maneira contribuir para a efetiva inclusão na sociedade. Também neste serviço a família tem acompanhamento do Serviço Social e Psicologia. 

Núcleo de Apoio a Inclusão Social para Pessoas com Deficiência II de 7 a 14 anos de idade

O núcleo de apoio ao processo de inclusão social para pessoas com deficiência tem por finalidade a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação das pessoas com deficiência, a partir de suas necessidades individuais e sociais. As crianças e adolescentes podem participar das diversas oficinas oferecidas como capoeira, habilidades motoras e artes, sempre no contraturno escolar e em grupos. São oferecidos lanche e almoço, além de atividades aos familiares.

Jovem Ciam

Tanto a família quanto o jovem participam do projeto. A família engaja-se em reuniões com Serviço Social e Psicologia para capacitar-se, apoiar e auxiliar na autonomia do jovem. O jovem participa de oficinas três vezes por semana (manhã ou tarde), por 4 horas (inclui lanche e almoço).  As oficinas possuem viés prático, para desenvolvimento de habilidades necessárias para inclusão social e no mercado de trabalho: Atividade de Vida Diária e Prática, Matemática no Cotidiano, Culinária Prática e Maturidade nas Relações Sociais. Como estratégias são utilizados: dramatização, discussão em grupo, trabalhos em duplas e individuais, passeios, jogos de mesa e recursos tecnológicos e o programa de enriquecimento instrumental.

Oficina de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo

Desenvolvemos cadeirinhas personalizadas de posicionamento de baixo custo para melhor qualidade de vida do indivíduo. As cadeirinhas são feitas de papelão.

Setor de Psicologia e Escuta Psicanalítica

O Serviço Psicológico tem por objetivo trabalhar as questões emocionais da família dos assistidos, como o atendimento às mães, pais e irmãos.

Os atendimentos são realizados semanalmente e caso haja alguma urgência, a família pode contar com a equipe plantonista. Atualmente, os atendimentos do CIAM ocorrem de forma remota devido a pandemia de Covid-19.

Passeios, Palestras e Atividades Familiares

Realizamos workshops culinários, palestra com defensora pública sobre inclusão escolar, mutirões de esclarecimentos, palestra sobre sexualidade e saúde bucal. Além de cursos, como o de capoeira entre outras atividades que incluem além dos assistidos, seus familiares também. Atividades de integração, como festas, também são realizadas no CIAM, destaque para a festa julina, dia da criança e encerramento do ano.