Oficina de capacitação: dispositivos em papelão!

Durante os dias 22, 23 e 24 de maio de 2024, aconteceu mais uma oficina de Capacitação em Tecnologia Assistiva de Baixo Custo: Dispositivos em Papelão. O curso foi dividido em duas etapas, sendo a primeira parte teórica, aplicada via aula online no dia 22, e nos dias 23 e 24 ocorreram de forma presencial. Os participantes “colocaram a mão na massa” com auxílio dos profissionais que ministraram a oficina nas dependências do CIAM e relataram suas impressões sobre a oficina:

“O curso está me abrindo muitas portas, principalmente de opções de trabalho, de estudos. Quando eu entrei na graduação eu pensava em fazer uma pós em cárdio e hoje eu vejo que a parte neural é fundamental, faltam profissionais nessa área… São meios e portas que se abrem a todo momento, basta a gente procurar os cursos de qualificação.”

Os dispositivos de papelão, popularmente apelidados como “cadeirinha firmeza”, podem ser confeccionados como parapodium, plano inclinado e cadeira de posicionamento, que são utilizados tanto nos atendimentos quanto no âmbito domiciliar e social (escolar). Por meio deles, é possível proporcionar uma adequação postural para as crianças, permitindo que elas tenham um novo olhar sobre o que acontece ao seu redor, uma maior interação com o meio em que estão inseridas, além da prevenção de futuras deformidades e/ou alterações músculo-esqueléticas.

O CIAM acredita que, mais do que uma estratégia pontual de adequação postural, os dispositivos de tecnologia assistiva de baixo custo contribuem para o desenvolvimento, com o equilíbrio entre saúde e doença da criança, através do aspecto físico e maturacional do sistema pulmonar, aumento do repertório de estímulos comunicativos visuais e auditivos, aprimoramento do desenvolvimento motor para controle de tronco, cervical e coordenação de membros superiores, proporcionados pela correção postural, além do ganho social com a inclusão da criança na família e da família na comunidade.

Este é um curso totalmente gratuito, oferecido pelo CIAM juntamente com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, para profissionais residentes na cidade de São Paulo, formados e estudantes das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, e também profissionais de apoio/auxiliares desta área (bebês e crianças com deficiência intelectual e/ou múltipla).

As próximas oficinas já tem data marcada:

• 26, 27 e 28 de Junho
• 17, 18 e 19 de Julho
• 25, 26 e 27 de Setembro
• 27, 28 e 29 de Novembro

Siga as redes sociais do CIAM para obter mais informações próximo aos eventos.

Veja mais